segunda-feira, 28 de março de 2011

Formação - Projeto Pessoal de Vida

Projeto Pessoal de Vida


 Amado jovem Sentinela da Manhã, acolhemos em nossa diocese, para nossa formação, o projeto pessoal de vida, com base e fundamento no livro Projeto Pessoal de Vida de Dom Eduardo Pinheiro, Bispo auxiliar da Diocese de Campo Grande MS.

 "Se não soubermos onde queremos chegar, nunca saberemos quando houvermos chegado."

 Sabendo onde queremos chegar e tendo em vista o sonho de Deus a nosso respeito, nos perguntamos: "Onde me encontro? Quem sou e como estou neste momento?"

 Antes de mais nada é preciso saber como estamos no processo evolutivo de crescimento humano pessoal: o conhecimento e aceitação de si, a auto-estima, o auto-conceito, a autoconfiança, visão otimista do futuro, sentido de vida, projeto de vida, autodeterminação, resiliência (capacidade de resistir à adversidade e de utilizá-la para crescer), auto-realização, plenitude humana, etc.

 Em seguida devemos tomar consciência das nossas forças (dons, potencialidade, valores, convicções, oportunidades, sucessos, alegrias...) e fraquezas (medos, limites, pecados, fragilidade, traumas...), dos elementos facilitadores e dos obstáculos, dos desafios que nos circundam e nos provocam.

 O livro de Dom Eduardo Pinheiro nos motiva a responder algumas questões como: O que eu quero? Onde estou? O que posso fazer? O que dá sentido a minha vida? Que sonhos desejo alcançar? Em que realidade me encontro? E que passos devo dar para concretizar estes sonhos.

AS CINCO DIMENSÕES DA REALIZAÇÃO HUMANA

 Para que um Projeto de Vida seja bem pensado e construído, ele precisa abordar as diversas dimensões da vida, dando-lhes uma resposta concreta e um sentido de unidade entre elas. Portanto, Projeto Pessoal de Vida é a organização dos vários sonhos, com passos bem concretos abrangendo as várias dimensões da vida. Precisamos, então, escolher um esquema que melhor proporcione a visão global da vida considerando as suas várias partes. Entre tantos modelos, escolhemos aqui as cinco dimensões da Formação Integral.

Dimensão psico-afetiva / Personalização: ‘Quem sou eu?’. É o esforço de tornar-se pessoa: descobrir-se, possuir-se, aceitar-se, integrar-se, trabalhar-se. É a minha relação comigo mesmo.

Dimensão psicossocial / Integração: É a capacidade de descobrir e se relacionar com o ‘outro’, gerando afeição e cooperação, confronto de idéias e dons, acolhida e convivência. É a minha relação com o outro.

Dimensão mística / Evangelização: É a vivência da fé, resposta ao sentido de vida, envolvimento eclesial. É a minha relação com Deus, com seu plano, com a Igreja.

Dimensão política / Conscientização: Descobrir o mundo e fazer-se sujeito da história. É a minha relação com a sociedade.

Dimensão da capacitação / Capacitação Técnica: Preparação para a ação de: planejar, executar, revisar, liderar. É a minha relação com a ação.

 Na semana que vem vamos começar a nos aprofundar nesses temas.
 Jovem que é do FOGO se FORMA e se INFORMA
 Por isso Fique LIGADO Sentinela... Segunda que vem te mais.
 
Deus Abençoe
Paz e FOGO.

Um comentário:

  1. Galera é exatamente disso que eu estava precisando! Deus seja louvado pelo ministério jovem...

    ResponderExcluir